terça-feira, 6 de agosto de 2013

Volta às Aulas


Após um período de recesso, estamos de volta às aulas.


Alguns estão iniciando sua carreira universitária, outros, perto de sua conclusão. Alguns ainda estão sonhando com o ingresso em uma universidade nos próximos meses, para outros, essa realidade se apresenta, ainda, muito distante.
Seja como for, todo início de semestre vem acompanhado de grande expectativa, sonhos e do desejo de ser bem sucedido nos estudos.
Mesmo para aqueles alunos veteranos, cada novo semestre representa novos desafios, maior velocidade com a qual são apresentados os conteúdos e maior quantidade de atividades a serem desenvolvidas em cada componente curricular.
Preste atenção em algumas atitudes que podem fazer toda a diferença com relação ao sucesso estudantil, atitudes que você deve adotar dentro e fora da sala de aula:
01)Cuidado com o uso do tempo.
Faça um plano de atividades diário ou semanal. Organize seu tempo e, ao fazê-lo, não deixe de fora, ou em segundo, plano aquilo que é essencial. Elimine gastos de tempo desnecessários. Exemplo: tempo gasto em redes sociais que não lhe proporcionam nenhum retorno para seu rendimento estudantil. Busque maneiras de desempenhar suas atividades de modo mais rápido e, ao mesmo tempo, com mais qualidade.
02)Seja um aluno ativo.
O aluno ativo participa da aula; compara suas anotações com o conteúdo dos livros; procura raciocinar para responder às questões propostas, não se limitando apenas a copiar as respostas do livro, dos colegas ou do professor; ao estudar, ele procura fazer uma leitura ativa, interpretando cada trecho lido e relacionando-o com os temas apresentados em sala. E o mais importante: O aluno ativo não decora cegamente os conceitos. Ele busca compreendê-los, explicá-los e aplicá-los a situações do dia a dia e da profissão que ele escolheu.
03)Não se desanime diante de seus erros.
Encare-os como oportunidades únicas de aprendizado;
04)Ao final de cada período de estudo, faça uma autoavaliação.
Procure responder às questões propostas pelo professor ou as que se encontram nos livros, mas responda-as sem fazer consulta a nenhum tipo de material. Em seguida faça a correção, consultando o livro ou seu caderno de anotações da aula.
05)Mantenha sempre aberto o canal de comunicação com o professor.
06)Adote um estilo de vida saudável.
07)Não estude por horas seguidas e nem até sentir-se enfadado.
Disponha de períodos de intervalo enquanto estuda. Durante esses intervalos procure fazer exercícios  de alongamento e de respiração, o que contribuirá para aliviar as tensões musculares e mentais.
08)Mantenha-se sempre na linha de frente no combate ao pessimismo e pensamentos de desânimo. Como?
Adote sempre uma atitude positiva diante das dificuldades encontradas no caminho do aprendizado. Não cultive pensamentos negativos do tipo: “Essa matéria é muito difícil; Eu não vou conseguir ser aprovado; Esse professor é carrasco”, etc. Torne as supostas impossibilidades um estímulo a mais para fazê-lo correr em busca do sucesso.´
09)Mantenha o foco!
Enquanto assiste às aulas, e durante seus momentos pessoais de estudo, mantenha-se focado no assunto. Elimine tudo aquilo que serve de distração, como, por exemplo, ficar conectado à internet.
10) Apesar de envolver dificuldades, algumas frustrações e, até mesmo sacrifícios, o caminho do aprendizado é altamente compensador. Descubra e renove a cada dia o prazer de aprender.
Que você tenha um bom e proveitoso semestre de estudos. Ah! Não esqueça de comemorar cada conquista, por menor e mais simples que ela possa parecer. Não deixe passar em branco cada conceito compreendido, cada dificuldade superada. Comemore! Comemore! Comemore! Não deixe para comemorar apenas no final.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário