quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Um Dia de Todos Nós


Apressados, ansiosos, distraídos, alguns parecem querer desafiar o perigo, enquanto outros são atentos, vão devagar ou, até mesmo, chegam a transparecer cansaço.
Sempre tive a curiosidade de saber como se comporta a pressão arterial deles enquanto atravessam, ou se preparam para atravessar, as ruas e avenidas das grandes cidades que exibem um trânsito caótico.
Eles vão, mas não sabem se voltam, pois a rua apresenta vários perigos e muitos inimigos. Felizmente, eles têm grandes aliados: aqueles que cuidam das calçadas, faixas e semáforos, praticam direção defensiva e, ao estacionar seus veículos, pensam, não apenas, em si.
Hoje é o Dia Mundial do Pedestre, um dia de todos nós.
Li em um jornal que o pedestre não tem quase nada a comemorar aqui em nossa cidade. A declaração veio acompanhada de fotos, textos e depoimentos. Triste realidade!
Eu prefiro pensar que hoje é um dia para refletir sobre nossas atitudes como pedestres, condutores e cidadãos. E você, o que pensa?

2 comentários:

  1. Delanie, não só nas grandes cidades, mas em cidades pequenas já nos preocupa muito, o trânsito louco e a violência urbana.
    Ser um mero pedestre está ficando muito difícil e perigoso, esta é a verdade!
    Um abraço.

    Isabel Ramalho

    http://espacoalfaletrar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Isabel! A situação do pedestre (humano ou não) que transita pelas ruas e calçadas de nossas cidades é preocupante. Triste realidade!

    ResponderExcluir